POLICLÍNICA

JM MEDICAL ITAQUÁ

            Contato: (11) 4642-5277                                 WhatsApp  (11) 95810-6397

                              (11) 4755-9292                                                      (11) 98235-9116                              

+Mamografia

Exame de Mamografia

A mamografia é um raios X das mamas. O rastreamento mamográfico é realizado para verificar se existem sinais de doença na mama na ausência de sintomas ou alterações da mama. A mamografia pode detectar câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação, e quando o tratamento pode ser mais bem sucedido. Nas mamografias de rastreamento geralmente são obtidas imagens de cada mama em dois ângulos diferentes.

A mamografia também é usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. Neste caso, a mamografia é considerada diagnóstica e pode incluir a obtenção de imagens adicionais.

A mamografia pode não demonstrar que uma área anormal é câncer, mas fornece informações sobre se serão necessários outros exames. Os principais tipos de alterações de mama encontrados na mamografia são calcificações, nódulos e massas.

Calcificações são depósitos minerais minúsculos dentro do tecido mamário, que aparecem como pequenas manchas brancas e podem (ou não) ser causados pelo câncer.

Outra alteração importante observadas na mamografia é a presença de massas que podem (ou não) conter calcificações. Essas massas podem ser cistos, tumores sólidos benignos, mas também pode se tratar de lesões neoplásicas. De qualquer forma essa massa deve ser biopsiada para um diagnóstico definitivo.

É muito importante levar os exames anteriores, para que o radiologista possa comparar as imagens obtidas com as anteriores, de modo a confirmar se algum tipo de lesão já existia (ou não) anteriormente.

 

Como se preparar para o Exame

O melhor momento para agendar uma mamografia é uma semana após a menstruação, quando as mamas tendem a estar menos sensíveis.

Não é necessário qualquer preparo especial para a realização do exame. No entanto, no dia da mamografia, não se deve usar desodorante, perfume, talco, pomadas nas axilas ou nas mamas, pois podem interferir com a imagem.

Realização do Exame

A mamografia é um exame ambulatorial. Será solicitado que a paciente tire a roupa da cintura para cima e também qualquer objeto metálico, como brincos ou colares. Durante a realização do exame a paciente permanecerá em pé e o equipamento se adaptará a sua altura. O técnico de radiologia posicionará a mama em uma plataforma e o equipamento comprimirá a mama com uma placa de plástico ajustável, para a obtenção da imagem. A compressão é desconfortável, mas rápida e tolerável. A paciente deve segurar a respiração no momento do disparo dos raios X, em seguida a pressão na mama é imediatamente liberada.

A mamografia geralmente envolve duas incidências de cada mama, uma antero-posterior e a outra latero-lateral. Em pacientes com próteses mamárias é utilizada uma técnica específica para observar toda a mama.

Duração do Exame

A mamografia de rotina dura aproximadamente 15 a 30 minutos. A mamografia diagnóstica leva cerca de 30 a 45 minutos.

 

 

 

 

 

AGENDE JÁ SUA CONSULTA

NOSSAS INSTALAÇÕES

 

 

INSCREVA-SE

Inscreva seu endereço de e-mail e receba novidades e dicas.

NOSSO BLOG

separador.png

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das dicas de saúde e bem-estar de nossos médicos especialistas.